Um evento para tutores e pets acontece neste fim de semana no parque Ibirapuera, zona sul de São Paulo, com palestras, música e diferentes atividades.
Além de abordar o vínculo entre humanos e animais de estimação, o Festival Pet trata de temas como adoção responsável, comportamento animal, cuidados veterinários e experiências afetivas.
A programação inclui especialistas como Alexandre Rossi e Cris Berger, oficinas interativas e apresentações de João Suplicy e Ellen Oléria.
Alexandre Rossi, conhecido como Dr. Pet, abriu as palestras deste sábado (5). Em sua fala, destacou os benefícios de ter um pet, como o estímulo à atividade física por meio dos passeios, especialmente em uma rotina cada vez mais dominada pelas telas dos celulares.
À Folha, na sexta (4), Rossi disse que eventos como este ajudam a festejar a presença de pets nas cidades, mostrar como os espaços podem ser mais amigáveis, atrair mais turistas, preservando o bem-estar das pessoas e dos animais.
Para ele, conforme a população conhece os modelos de relacionamento e coloca o pet como membro da família, impulsiona políticas públicas para esse tema.
Em outra palestra, o especialista em comportamento animal e veterinário aborda tema polêmico: humanização. E trata até que ponto é saudável e quando pode ser maus-tratos.
“Vejo com bons olhos desde que a pessoa tenha consciência das necessidades do animal”, afirma. “Pode falar com ele como um bebê, mas também deve levar o pet para uma praça, brincar na lama”, exemplifica.
André Palhano, um dos idealizadores do Festival Pet, afirma que a ideia do evento surgiu da constatação de que o universo pet e a causa animal, apesar de tão apaixonada e apaixonante, não tinham um festival para chamar de seu. “Um momento que juntasse diversão, informação e ação de impacto social de maneira criativa e encantadora para o público, e não por isso menos séria.”
Segundo ele, a expectativa é que próximas edições do festival cheguem a outras cidades do país. “Isso está em nosso radar desde a concepção do festival. Esperamos que até o fim do ano possamos anunciar quais serão elas.”
Colunas e Blogs
Receba no seu email uma seleção de colunas e blogs da Folha
Quem levar o pet ao evento deve ficar atento ao uso de guias e coleiras, além de hidratação adequada.
No evento, há ainda uma feirinha de produtos, com curadoria e presença de ONGs como Adote um Gatinho, Vira-Lata Vira-Amigo e Encontrei um Amigo, além de exposições fotográficas e educativas como Somos Todos Vira-Latas e Especial é Ser Diferente, da ONG Ampara Animal.
Marcas patrocinadoras distribuirão brindes. A Au.Migos Pets, do grupo Boticário, participa com a Casa do AU.tocuidado, com a proposta de oferecer pausa e cuidado aos animais.
QUANDO? ONDE?
O Festival Pet ocorre neste fim de semana na Arena de Eventos do Ibirapuera (ao lado do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo), das 8h às 17h, e é realizado pelos organizadores da Virada Sustentável, pela Pets Emotion e pelo Grupo Petz.
A entrada é gratuita, mediante retirada de ingresso por este link.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.