Bênçãos e eventos de adoção estão previstos para este sábado (4), Dia Mundial dos Animais e também de São Francisco de Assis.
Em São Paulo, duas igrejas dedicadas ao santo protetor dos bichos têm programação especial. O Santuário São Francisco, no centro da capital paulista, programou missas às 7h10, 8h30, 10h, 12h (com procissão), 15h, 16h30 e 18h. Quem passar por ali ou levar o pet para ser abençoado também encontrará feira de adoção responsável e barracas de doces e salgados.
Já na paróquia São Francisco de Assis, na Vila Clementino (zona sul), haverá missas às 7h30, 10h, 12h, 15h, 17h e 19h, além de bênção durante todo o período.
Na Cosap (Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico, da prefeitura), missa e bênção às 10h marcam o fim da Semana Animal, que ofereceu horário de atendimento ampliado nas Unidades de Vigilância em Saúde para vacinação antirrábica, emissão do RGA (Registro Geral do Animal), identificação por microchip e emissão de termo de castração. No complexo, localizado em Santana (zona norte), também é possível adotar cães e gatos, mediante comprovante de residência emitido nos últimos 90 dias e documento com foto, além do pagamento de taxa pública de R$ 34,20.
O Parque Villa-Lobos, na zona oeste, recebe mais uma edição do AdoCÃO, promovido pela Pedigree. O evento, das 10h às 16h, reunirá dez ONGs parceiras do programa Adotar é Tudo de Bom.
O visitante poderá passear com cães disponíveis para adoção e oficina infantil para montagem de casinhas de papelão, entre outras atividades.
Um estudo global divulgado em março do ano passado aponta que mais de 360 milhões de animais estão em situação de abandono, sendo mais de 30 milhões no Brasil.
Dia de São Francisco e Dia dos Animais
O Dia Mundial dos Animais é lembrado em vários países em 4 de outubro. Foi instituído em 1931, durante congresso internacional de proteção animal em Florença, na Itália. A mesma data marca o Dia de São Francisco de Assis, considerado protetor dos bichinhos.
Elas servem para conscientizar sobre os cuidados e os direitos dos animais. Ao longo do ano, no entanto, outras datas homenageiam ou reforçam a importância dos cuidados com os pets.
O Dia Nacional dos Animais é lembrado anualmente em 14 de março; em abril há o Dia Mundial dos Animais de Rua e o Dia Internacional do Cão-Guia; já o Dia do Vira-Lata é comemorado em 31 de julho. O Dia Mundial do Cachorro é lembrado em 26 de agosto.
O 4 de outubro é marcado também como Dia do Cachorro e o Dia Nacional de Adoção de Animais.
Colunas
Receba no seu email uma seleção de colunas da Folha
No 4 de outubro, dia, igrejas dedicadas ao santo recebem programação especial, com missas e bênçãos, e grupos costumam promover ações sobre bem-estar animal e adoção.
Como já mostrou a coluna, são Francisco nasceu Giovanni di Pietro di Bernardone, em 1182, na Itália. Filho de um próspero comerciante, teve uma juventude irrequieta, gostava de ir a festas com amigos, mas, após ir à guerra e adoecer, optou por uma vida religiosa de completa pobreza.
Ficou mundialmente conhecido devido ao seu amor pela natureza e pelos animais. Foi chamado padroeiro dos bichos porque eles iam até Francisco sem medo.
Fundador da Ordem dos Franciscanos, ele morreu em 3 de outubro de 1226 e foi sepultado no dia seguinte, segundo a Igreja. Foi canonizado dois anos depois.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.