A Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação) e o IPB (Instituto Pet Brasil) decidiram se unir e formar a Abempet (Associação Brasileira das Empresas do Setor de Animais de Estimação).
Segundo as partes, a medida, prevista para ser anunciada nesta segunda-feira (6), amplia escopo de atuação. A nova entidade vai reunir alimentação, medicamentos, equipamentos, higiene e beleza, além de serviços, representando todos os segmentos do setor, da manufatura ao consumidor final.
“Nossa missão é fortalecer o setor com uma tributação mais justa, apoiar as empresas no âmbito regulatório, estimular a geração de negócios para os nossos associados e educar e conscientizar o consumidor sobre o valor dos nossos produtos”, afirma José Edson Galvão de França, presidente do Conselho Gestor da nova associação.
A Abempet soma as trajetórias de 45 anos da Abinpet, que atuava em prol dos interesses da indústria, com os 12 anos do IPB, voltado a serviços.
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Cálculo divulgado em setembro pelas duas entidades aponta que o setor pet deve chegar a um faturamento de R$ 77,2 bilhões neste ano, um crescimento de 2,42% em relação ao ano anterior. A expectativa leva em conta dados coletados até o final do primeiro semestre e revisa para baixo desde a projeção com base no 1º trimestre, que apontava crescimento de 3,5%.
Para as entidades, inflação, câmbio e desaceleração do consumo são influências negativas. O valor do dólar influencia, por exemplo, no preço de ingredientes básicos de produtos como o pet food.
O setor já havia alertado para a estagnação em 2024, quando cresceu 9,6% em relação ao ano anterior, não chegando aos dois dígitos pela primeira vez desde 2019, antes do início da pandemia.
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